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Investidores precisam confiar em empresas para investir e direcionar seus negócios; empresas precisam confiar em seus fornecedores para comprar a matéria prima de que precisam; fornecedores precisam confiar em seu sistema de logística para entregar para as empresas aquilo que será necessário para que elas produzam seus produtos; clientes, por sua vez, precisam confiar em empresas para comprar seus produtos ou serviços.

Sendo algo tão importante, fica a dúvida: mas como surge e se desenvolve a questão da confiança? Essa é uma boa pergunta, haja vista que a confiança é algo intangível, sendo, na maior parte das vezes, uma variável misteriosa e elusiva. Pensando nisso, separamos algumas breves dicas de ações simples que podem colaborar para que seja, pouco a pouco, construído um nível maior de confiança no ambiente de negócios em que você encontra-se inserido. São elas:

1. DEMONSTRE QUE VOCÊ CONFIA EM OUTROS

A melhor forma de começar a construir um ambiente de maior confiança ao seu redor é mostrar que você confia nos outros, delegando tarefas, sendo otimista ou mesmo tolerante com aqueles que erram e/ou te desapontam – você se sentirá melhor e eles irão confiar mais em você, estabelecendo um vínculo de maior cumplicidade.

2. RELAÇÕES DE BENEFÍCIO MÚTUO

Clientes, colegas de trabalho e empregados desenvolvem-se muito mais a medida que confiam e passam a sentir-se a vontade em trabalhar juntos com você. Isso, no entanto, exige muito mais do que simples promessas, sendo um fruto direto da construção de uma relação sincera de benefício mútuo, de forma que uma boa tática para desenvolver confiança é buscar genuinamente aquilo que é melhor para as pessoas com as quais se encontra envolvido no ambiente de trabalho que o cerca, criando relações que verdadeiramente não tenham por objetivo unicamente o seu bem estar;

3. DIGA SEMPRE A VERDADE

Parece um clichê, porém é algo de suma importância para a criação de laços de confiança no trabalho. Muitas pessoas omitem ou alteram a verdade com a melhor das intenções, por acreditar que determinada pessoa é incapaz de lidar com a real situação ou para poupar alguém de algum tipo de estresse, porém isso, por mais que seja feito com a melhor das intenções, é contraprodutivo se o que se deseja é o crescimento dos laços de confiança, haja vista que se, por ventura, você for descoberto, isso dificilmente será esquecido, por mais que nunca mais repita esse erro.

Dados esses primeiros passos, naturalmente suas relações com investidores, colaboradores e clientes se tornarão muito mais saudáveis.

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