Pagar menos impostos é o objetivo da maioria dos empresários, e existem meios de fazer isso dentro da lei. Entenda mais.
CategoriesImposto

Ao abrir uma empresa, o empresário já está ciente de que pagará impostos. No entanto, podem não imaginar a quantia e se surpreender quando se deparam com descontos e declarações. Por isso, muitos têm a dúvida “como pagar menos imposto?”. Hoje, este artigo da Five Consultant responde para você.

Como pagar menos imposto: Regimes de tributação

Primeiro, é preciso relembrar quais são os regimes de tributação do Brasil, pois eles definem quais são as obrigações fiscais da empresa. A escolha do seu regime tributário é fundamental para tomar qualquer decisão fiscal. Temos 3 tipos de regimes hoje, são eles:

Simples Nacional

Ideal para pequenas e microempresas, permite pagar os impostos e taxas em uma única guia, com alíquotas reduzidas e proporcionais ao faturamento.

Lucro Presumido

Nesse regime, os impostos e contribuições se calculam com base no lucro presumido por lei. Nesse lucro, entra um percentual do faturamento.

Lucro Real

Aqui, o imposto e a tributação se calculam com base no lucro líquido da empresa. No Lucro Real, entram todas as despesas da empresa e existem empresas que têm obrigatoriedade de aderir a ele.

Como pagar menos imposto: o que se pode fazer

Primeiro, vamos entender a diferença entre evasão fiscal e elisão fiscal. Essas duas nomenclaturas, ainda que parecidas, significam coisas opostas. Pois, a evasão é uma prática ilícita na qual alguém conscientemente sonega impostos e pode ter consequências legais. Já a elisão é um processo lícito que busca brechas através das quais pode-se diminuir os impostos.

 

Confira abaixo opções que você pode adotar para pagar menos impostos.

Faça um planejamento tributário

A primeira coisa a se fazer para pagar menos impostos é fazer um planejamento tributário adequado. Ou seja, é preciso definir a expectativa de receita da empresa, faturamento e registrar todas as despesas. Além disso, esse planejamento pode contar com profissionais de RH e vendas, para tomar conta da parte fiscal, e um profissional contábil também pode ser a peça chave.

Nunca misture contas pessoas com contas empresariais

As contas de pessoa física e pessoa jurídica são diferentes e, por isso, é essencial não misturar esses gastos ou recebidos. Isso vale tanto para quem pensa em tirar dinheiro da empresa para uso pessoal, quanto para quem mistura esses valores na hora de declarar. Lembre-se que existem impostos diferentes para cada modalidade.

Reduzir o pró-labore

O pró-labore, ou seja, a remuneração que sócios e proprietários recebem, é retirada do caixa da empresa. No imposto de renda, o pró-labore entra como tributação a ser declarada, e ela é sujeita a descontos de previdência. No entanto, o empresário pode escolher retirar uma quantia menor para, assim, diminuir as taxas de desconto.

Procure benefícios fiscais

Em algumas modalidades de negócio, é possível usufruir de benefícios fiscais, ou seja, pagar menos quantidade ou se isentar do pagamento de algumas contribuições. Para ter certeza se você tem algum benefício fiscal, busque um profissional contábil.

A Five Consultant te ajuda em como pagar menos imposto

Se precisar de ajuda para entender os impostos da sua empresa e, assim, conseguir pagar menos impostos, entre em contato com a Five Consultant. A Five Consultant tem projetos de sucesso nacionais e internacionais e pode ajudar sua empresa a crescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *