Aprender como precificar um produto é um processo que envolve saber o seu custo e definir a margem de lucro bruto que deseja obter.
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A fórmula utilizada para precificar um produto é a soma do custo da produção mais a porcentagem de lucro que você deseja obter sobre a venda. Saber fazer este cálculo é essencial para fazer uma precificação justa e obter a lucratividade desejada para o seu negócio. 

Além disso, é importante pensar nas outras despesas inerentes ao negócio na hora de aplicar a porcentagem referente à margem de lucro. Por isso, faça todos os cálculos para garantir que os custos do produto e toda a operacionalização da empresa sejam custeados pela sua comercialização. Ou seja, a margem de lucro precisa ser robusta.

Precificar um produto: 4 aspectos que precisam ser observados 

  • Crie sua base de precificação 

Na hora de precificar um produto é importante fazer o levantamento detalhado de todos os custos para a sua produção, além de registrar os custos fixos, são eles: 

  • Aluguel; 
  • Taxa de condomínio; 
  • Água; 
  • Energia elétrica; 
  • Folha de pagamento; 
  • Telefone; 
  • Internet; 
  • Custos de limpeza e conservação; 
  • Empréstimos, entre outros.

Além disso, é preciso acrescentar ainda os custos variáveis. Ou seja, os custos de produtos vendidos, os impostos, pagamento de comissões, taxas administrativas, gastos com embalagens e despesas com frete. 

O preço de venda e a margem bruta desejada também devem ser usados como base de precificação. 

2. Avalie os fatores que influenciam o preço

Para precificar um produto é importante avaliar os fatores externos que impactam esta ação. Entre eles, estão o custo de produção, demanda do mercado, períodos de sazonalidade, a concorrência, o posicionamento da marca e o valor percebido pelo cliente. 

Tenha em mente que valor percebido difere de preço. Ou seja, o quanto o cliente quer investir para adquirir seu produto, não necessariamente quanto ele custa.

3. Crie estratégias de precificação 

Cada empresa tem uma realidade, por isso, ao precificar, é importante criar suas próprias estratégias, baseando sempre nos custos, nas ações da concorrência e na economia atual. 

Lembre-se de calcular a margem bruta desejada. Ela varia conforme a lucratividade que você deseja obter.

4. Domine a arte da negociação

Se você não souber comprar e vender, certamente terá dificuldade em obter informações que te auxiliem no processo de precificação. A negociação é uma etapa importante, por permitir que você consiga efetuar compra de insumos por melhores condições. 

Como resultado, haverá o aumento da lucratividade, além de facilitar as campanhas de atração de novos clientes. Ao negociar, seja profissional, use as técnicas de persuasão, sempre respeitando os limites da ética. 

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