A fórmula utilizada para precificar um produto é a soma do custo da produção mais a porcentagem de lucro que você deseja obter sobre a venda. Saber fazer este cálculo é essencial para fazer uma precificação justa e obter a lucratividade desejada para o seu negócio.
Além disso, é importante pensar nas outras despesas inerentes ao negócio na hora de aplicar a porcentagem referente à margem de lucro. Por isso, faça todos os cálculos para garantir que os custos do produto e toda a operacionalização da empresa sejam custeados pela sua comercialização. Ou seja, a margem de lucro precisa ser robusta.
Precificar um produto: 4 aspectos que precisam ser observados
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Crie sua base de precificação
Na hora de precificar um produto é importante fazer o levantamento detalhado de todos os custos para a sua produção, além de registrar os custos fixos, são eles:
- Aluguel;
- Taxa de condomínio;
- Água;
- Energia elétrica;
- Folha de pagamento;
- Telefone;
- Internet;
- Custos de limpeza e conservação;
- Empréstimos, entre outros.
Além disso, é preciso acrescentar ainda os custos variáveis. Ou seja, os custos de produtos vendidos, os impostos, pagamento de comissões, taxas administrativas, gastos com embalagens e despesas com frete.
O preço de venda e a margem bruta desejada também devem ser usados como base de precificação.
2. Avalie os fatores que influenciam o preço
Para precificar um produto é importante avaliar os fatores externos que impactam esta ação. Entre eles, estão o custo de produção, demanda do mercado, períodos de sazonalidade, a concorrência, o posicionamento da marca e o valor percebido pelo cliente.
Tenha em mente que valor percebido difere de preço. Ou seja, o quanto o cliente quer investir para adquirir seu produto, não necessariamente quanto ele custa.
3. Crie estratégias de precificação
Cada empresa tem uma realidade, por isso, ao precificar, é importante criar suas próprias estratégias, baseando sempre nos custos, nas ações da concorrência e na economia atual.
Lembre-se de calcular a margem bruta desejada. Ela varia conforme a lucratividade que você deseja obter.
4. Domine a arte da negociação
Se você não souber comprar e vender, certamente terá dificuldade em obter informações que te auxiliem no processo de precificação. A negociação é uma etapa importante, por permitir que você consiga efetuar compra de insumos por melhores condições.
Como resultado, haverá o aumento da lucratividade, além de facilitar as campanhas de atração de novos clientes. Ao negociar, seja profissional, use as técnicas de persuasão, sempre respeitando os limites da ética.
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