Embora existam 3 tipos de regimes tributários no Brasil, é importante contar com o auxílio de um profissional contábil para escolher o que melhor atende sua empresa. O planejamento tributário é uma etapa muito importante na estruturação de um negócio, pois é por meio dele que é possível economizar e aumentar a receita do empreendimento.
No Brasil, é possível escolher entre o regime tributário Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Cada um deles possui características específicas, bem como vantagens e desvantagens. Leia o conteúdo que preparamos para você e entenda sobre o assunto e como elaborar um planejamento tributário eficiente.
Tipos de regimes tributários: qual é o mais lucrativo?
A escolha do regime tributário ideal é indispensável para promover uma gestão satisfatória, e consequentemente, reduzir os impactos da carga tributária. No entanto, essa decisão deve ser tomada mediante orientação de profissionais especializados, pois depende de diversos fatores. Por exemplo, o porte da empresa, tipo de atividade exercida, entre outros.
Veja a seguir quais são os 3 tipos de regimes tributários e suas principais características.
Lucro Real
O regime tributário Lucro Real é uma forma de tributação que permite o recolhimento de impostos, pode ser feito conforme a lucratividade do negócio. Além disso, o lucro líquido, resultante da soma da receita adquirida em um determinado período menos as despesas, será a base para o pagamento de impostos.
É ideal para empresas com margem lucrativa maior. Além disso, ele oferece vários benefícios fiscais. Embora seja possível escolher este regime, caso seja mais vantajoso, é importante ressaltar que, empresas com faturamento anual acima de 78 milhões tem a obrigatoriedade de optar por ele.
Lucro Presumido
Para fazer os cálculos dos tributos, será preciso basear-se na presunção de lucro calculado sobre a receita bruta da empresa. Sobre esse valor aplicam-se algumas alíquotas.
O processo de cálculo é simplificado. Os impostos pagos por meio desse cálculo são: o imposto de renda de pessoa jurídica (IRPJ) e a contribuição social sobre o lucro líquido. O limite de faturamento das empresas que optam pelo regime do Lucro Presumido é de até 78 milhões de reais anuais.
Simples Nacional
É o regime tributário mais comum, devido à sua forma fácil de apuração e pagamento dos tributos, que pode ser feito por meio de uma única guia.
É ideal para micro empresas e empresas de pequeno porte. Por isso, a redução da carga tributária, quando comparado a outros regimes, é uma das características que mais chama a atenção no Simples Nacional, inclusive a porcentagem de descontos pode chegar até 40%.
O limite de faturamento para empresas optantes pelo Simples Nacional é de até 4,8 milhões anuais ou 400 mil reais por mês.
Qual dos tipos de regime tributário é o mais lucrativo?
Para saber qual dos regimes tributários é o mais vantajoso é preciso contar com o suporte de profissionais contábeis. Eles serão responsáveis por elaborar um planejamento tributário eficiente, optando pelo regime tributário mais lucrativo para o seu negócio.
Com a Five Consultant sua empresa oferece um serviço de contabilidade para a sua empresa ter serviços contábeis que trazem maior comodidade, praticidade e eficiência.
Entre em contato conosco ainda hoje para conhecer nossas soluções.